27 de Setembro de 2023
EDITAL ELISABETE ANDERLE SELECIONA DOIS PROJETOS ANGELINENSES

Nossa cidade teve dois projetos selecionados no Edital Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura, para receber prêmios de R$50 mil cada para execução em 2024, são eles o Projeto Trocando Mundos cujo proponente é a Associação dos Amigos de Angelina, a Angelmigos, em parceria com a Secretaria de Saúde e Assistência Social da cidade, por meio do CRAS Colméia e de sua coordenadora Edna Maria Mendes, e o projeto Angelina, Patrimônio Histórico de Santa Catarina, cuja proponente é Neusa Gelsleichter, angelinense radicada em São José e apaixonada pela história de sua cidade natal.

Os dois projetos tiveram apoio para seu desenvolvimento do Departamento de Ensino e Cultura na pessoa da chefe de Departamento, Daniela Vieira, bem como total suporte e incentivo por parte da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, na pessoa da secretária Camila de Medeiros Espindola.

O Projeto Trocando Mundos teve início em Angelina no ano de 2021 com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMAD), custeado com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Atende à crianças de diversas localidades do município, oferecendo aulas de capoeira em contraturno escolar e desta forma trabalha na prevenção ao uso de drogas e dissemina a cultura negra e afro-brasileira. Com o prêmio concedido pela Fundação Catarinense de Cultura por meio do edital Elisabete Anderle será possível dar continuidade ao projeto no ano de 2024, além de ampliar seu alcance atendendo pela primeira vez a região de Barra Clara, situada a mais de 40 km do Centro do município, descentralizando as ações.

Já o projeto Angelina, Patrimônio Histórico de Santa Catarina visa promover na comunidade a discussão sobre seu patrimônio histórico, sua importância e o conjunto de obras do patrimônio cultural e material da região. Por meio dele será criado o roteiro histórico da cidade que será catalogado com o auxílio do professor Ivo Moresco que também fará a mediação das rodas de conversa enquanto exibe o e-book produzido pela artista local Katiane Regina de Souza, financiado pela Lei Aldir Blanc em 2021 e que reúne um grande acervo de imagens históricas da cidade. As rodas de conversa acontecerão não só em Angelina, mas também em Leoberto Leal e São Pedro de Alcântara, em uma parceria inédita entre os três municípios, visando assim ampliar o alcance do projeto.

A catalogação dos pontos históricos de Angelina será feita com base na obra do escritor José Germano Fuck, intitulada Resgatando a memória de Angelina, lançada em 2023. Simultaneamente às rodas de conversa será exibida a exposição Memória Afetiva da artista alcantarense, radicada em Angelina, Renata Hoffmann, que ainda neste ano irá expor suas obras no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro entre os dias 6 de novembro a 9 de dezembro e seus trabalhos poderão ser vistos também na França, na galeria Carrossel do Louvre de 20 a 22 de outubro de 2023.

Para acompanhar o andamento dos projetos acompanhe as redes sociais da Prefeitura Municipal de Angelina.

Fotos: Katiane Regina Fotografia